Realengo! Segundo a tradição popular, seu nome teria vindo da abreviação de Real Engenho na qual era Real Eng°, afixada sobre as placas no topo dos bondes e com o passar do tempo, tornou-se popularmente Realengo. No entanto, outra origem vem da palavra "Terras Realengas", pois eram distantes da corte, como eram denominadas as terras da região. Dom Pedro I costumava ir para a fazenda de Santa Cruz pela Estrada Real de Santa Cruz, que passava pelo Real Engenho, onde muitas vezes pernoitou.
Faça sua pesquisa AQUI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu nome é Alexandre Lins dos Santos, sou carioca nascido na Tijuca/RJ, e achei interessante ter encontrado este blog, pois de certa maneira faço parte dessa história, meu tio avô, General de Exército da turma do ex Presidente Figueiredo e escreveu a obra "Memorias do Realengo", que aborda as cituações vivenciadas na escola de Cadetes.
ResponderExcluirLi o livro de seu tio avô. É um espetáculo. uma das melhores descrições da vida na Escola. Uma pena que esta história nao seja muito valorizada. Eu estou escrevendo a biografia de um cadete do Realengo, de 1940. Brigadeiro Roberto Brandini. Em 1941, ele transferiu-se para a EScola de Aeronautica. Abraço.
ExcluirEu adorei encontra a historia escrita e fotos de Realengo sou nascido e criado neste bairro, um lindo trabalho.
ResponderExcluir