Faça sua pesquisa AQUI

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conheça a História do Bairro

PRAÇA PADRE MIGUEL - REALENGO


A Praça Padre Miguel homenageia monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon (1879-1947), considerado o maior benemérito da região desmembrada de Realengo em meados do século 20.
Espanhol da aldeia de Dílar, na Granada, Espanha, padre Miguel chegou a Realengo com apenas 19 anos. O físico franzino não impediu que tivesse uma vida intensa em favor dos pobres, semeando escolas, creches e bibliotecas.
Padre Miguel morreu em 1947 e está sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.



Túmulo de Padre Miguel no interior da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Pe Miguel em Realengo)



Em 16 de abril do mesmo ano foi criado o bairro de Padre Miguel. A figura do missionário espanhol é lembrada no busto e na praça que tem seu nome. Praça a qual se localiza no Bairro de Realengo, na Av. de Santa Cruz
O nome da praça e do bairro homenageia o Padre e Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon, vigário de Realengo. Nascido em 1879, Padre Miguel foi o reformador da Igreja Nossa Senhora da Conceição e o criador da primeira Escola Regular da Região, estendendo suas viagens de catequização aos engenhos de N. Sra. da Conceição da Pavuna e do Botafogo, pelo chamado "Caminho do Padre".

(Fonte: wikipédia.com)

2 comentários:

  1. Estive em realengo a anos atraz e amei, me sintei em casa, amo o rj.

    ResponderExcluir
  2. moro em Padre Miguel há 44 anos,mais precisamente em Vila Vintém.conheço Realengo pois somos vizinhos.Já fiz homenagem ao Padre Monsenhor de Andalúzia no Extra on laine.Sou apaixonada por Padre Miguel e Realengo.Maria Inêz,escritora da flupp.

    ResponderExcluir